sexta-feira, 26 de junho de 2020
quinta-feira, 25 de junho de 2020
Projeto de Vida - 7º A/B - Entusiasmo
UM CORDÃO NO PAPEL
É hora de pensar sobre tudo o que lhe aconteceu até hoje e como isso se relaciona com o que você é e o que você quer ser. Use materiais que tiver disponíveis em sua casa para expressar, por meio desenhos. Faça o registro no seu Diário de Práticas e Vivências, refletindo as respostas às questões abaixo:
• O que é pertencer a escola?
• Como foi o seu primeiro dia de aula na escola como estudante do 7º ano?
• O que é ser um estudante do 7º ano?
• Indique um fato ocorrido na sua vida ou ação desenvolvida por você na escola que representou algo importante ou que o(a) deixou feliz.
• Indique algo que o(a) fez acreditar ainda mais no seu potencial de realizar os seus sonho.
6ºA/B - Projeto de Vida - Autoconfiança
Autoconfiança - em termos simples significa confiança em si mesmo. Para inspirar confiança aos outros, é necessário aprender a ter confiança em si.
Pessoas autoconfiantes são decididas, sem serem arrogantes ou defensivas, apresentam-se de maneira segura, têm facilidade de expressar suas opiniões, enfrentar desafios, dominar novos trabalhos e tomar decisões sensatas mesmo sob pressão.
segunda-feira, 22 de junho de 2020
6º ao 9º Ano - 22/06 a 03/07/2020
Turmas 6.º A/B
Acesse a aula no link: Dança Folclórica
Turmas 7.º A/B/C
Acesse a aula no link : Dança Clássica e Dança Moderna
Turmas 8.º A/B
Acesse a aula no link: Danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras
Turmas 9.º A
Acesse a aula no link: Dança Tradicional e Contemporânea
6ºAno A/B - Danças folclóricas
Danças folclóricas
Catira – Região Sudeste
A Catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do folclore brasileiro. Essa expressão é típica da região sudeste, entretanto, foi aos poucos se espalhando e ganhando adeptos em outros locais.
Hoje podemos ver essa dança em quase todas as regiões do Brasil, com destaque para o sudeste e o centro-oeste.
Note que essa manifestação cultural é mais encontrada nas cidades interioranas e, portanto, faz parte da cultura sertaneja.
Preste bem atenção no vídeo, perceba alguns dos passos apresentados, remetem aos passos das quadrilhas juninas.
Este vídeo apresenta uma reportagem sobre a origem da Catira (ou Cateretê), assim como a proximidade dos passos com algumas danças indígenas (conforme estudos de Câmara Cascudo) e a possível influência desses passos na catequização dos índios por José de Anchieta.
Após a apreciação do vídeo, crie uma propaganda sobre festas populares. Lembre a propaganda tem mais imagens do que texto, e tem como objetivo nos convencer da alguma coisa. Então crie uma propaganda que nos convença sobre a importância da dança folclórica, por exemplo as quadrilhas juninas.
sexta-feira, 19 de junho de 2020
7º Anos A/B/C - Dança Clássica e Moderna
Dança Clássica e Moderna
Observe as imagens:
quarta-feira, 17 de junho de 2020
9º Ano - Dança Tradicional e dança contemporânea
Dança Tradicional e dança contemporânea
Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica.
Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.
2. O vídeo mostra recortes do espetáculo “Céu na Boca”, da companhia de dança contemporânea goiana Quasar. O espetáculo traz humor, drama, movimento e não-movimento, música eletrônica atual e música instrumental dos anos 50. Os fragmentos do espetáculo são um bom exemplo de características comuns de movimentos e temas na dança contemporânea. Estas características não aparecem rigorosamente em todas as ações expressivas de dança, mas são comuns na maioria delas.
3. Neste vídeo sobre o processo de criação coreográfica do canadense Edouard Lock, para a São Paulo Companhia de Dança, entre 01min5s a 01min56s os bailarinos utilizam tablets para registrar os movimentos ensaiados. Este é um exemplo da utilização dos recursos digitais.
4. Outro exemplo da utilização de recursos digitais, de maneira mais sofisticada, é o trabalho do bailarino e coreógrafo sueco Fredrik Rydman. Ele criou uma coreografia de interação entre bailarinos contemporâneos e a inteligência artificial dos robôs industriais.
8ºAnos A/B - Danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras
Danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileiras
Após preencher o roteiro (caderno do aluno página 8), crie uma propaganda sobre danças. Em uma propaganda trabalhamos mais com imagens do que com texto, e o objetivo principal é vender um produto. Por exemplo, aulas de dança em um studio ou academia. Crie um nome para esse studio, você poderá ser o professor de dança.
Frevo
Masaka Kids Africana
Fulni-ô na Aldeia Multiétnica
Dança Contemporânea
quinta-feira, 11 de junho de 2020
6º e 7º Anos A/B - Projeto de Vida
Projeto de Vida - Semana de 08 a 19 junho/2020.
Turmas 6.º A/B
Acesse a aula no link: Determinação
Turmas 7.º A/B
Acesse a aula no link : Ideias que viram coisas
6º ano - Projeto de vida
Reforçando os pontos fortes e os que ainda precisam fortalecer
Após preencher o quadro e responder as questões, faça o registro no diário de vivências. Lembre de usar os recurso de desenho, pintura, recortes e colagens, tudo para destacar suas metas e o caminho para atingir seu sonho.
7º Anos A/B - Projeto de Vida
Atividade: as ideias viram coisas: então, comece!
Você é uma pessoa que tem muitas ideias? É comum acontecerem situações dentro da escola e fora dela que exigem que você tenha ideias a todo o momento. Essa atividade abordará, portanto, questões sobre o processo que vai da construção de uma ideia até a sua realização. Assim, além de provocá-lo(a) na realização do que você deseja, essa atividade estimula a sua imaginação criativa, para que possa ter ideias voltadas para a solução de problemas comuns à sua vida escolar e, juntamente com os seus colegas, possa colocá-las em prática.
As ideias tem que ser relacionadas as aulas online, devido ao momento que estamos vivendo. Então pensem em ações que possam melhorar o interesse pelos estudos. Dando destaque as metas, o caminho que você tem que percorrer para realizar seu sonho. Vamos lá!! Registrem no diário de vivências usando os recursos de desenho, pintura, recorte e colagem.
Agora faça a seguinte atividade: enviar uma cópia do diário de vivências, pode ser em formato de arquivo em .pdf, ou em arquivo de imagem em formatos .jpg, .png., CLICANDO AQUI.
terça-feira, 9 de junho de 2020
6º ao 9º Ano - 2ª semana de Junho
Semana de 08 a 19 junho/2020.
Turmas 6.º A/B
Acesse a aula no link: Dança Folclórica
Turmas 7.º A/B/C
Acesse a aula no link : Dança Clássica e Dança Moderna
Turmas 8.º A/B
Acesse a aula no link: Fatores do Movimento
Turmas 9.º A
Acesse a aula no link: Dança Tradicional e Contemporânea
9º Ano - Dança tradicional e contemporânea
Dança Tradicional e Contemporânea
Ao inciar essa atividade faremos um levantamento dos conhecimentos prévios que vocês possuem sobre a história da dança tradicional e da dança contemporânea; o uso de tecnologias digitais na dança; os elementos constitutivos do movimento; as composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros; e a expressão, representação e encenação de dançacontemporânea por meio da observação de imagens e alguns questionamentos.


Questões
Atividade complementar - Respeito à diversidade no ambiente escolar
Faça as atividades, clicando aqui.
8º Ano A/B -Dança - Fatores do movimento
Dança - Fatores do movimento
Faça a atividade, clicando aqui.
7º A/B/C - Dança Clássica e Moderna
Dança Clássica e Moderna
diferentes formas de expressão, representação e encenação; as composições de artistas, grupos
e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas; os elementos constitutivos
do movimento dançado; e a história da dança tradicional e contemporânea.